+55 19 3521-1243 | 19 3521-1244

FEQ

tfranco@unicamp.br

Mini Biografia:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica (modalidade Alimentos) pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo(1987) e doutorado em Biochemical Engineering, University of Reading,Inglaterra (1992), convalidado pela UNICAMP e pelo MEC em Engenharia de Alimentos.Implantou e coordena o Laboratório de Engenharia Bioquímica, Biorrefinaria e Produtos de Origem Renovável (LEBBPOR) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde é Professora Titular de Bioengenharia. Tem experiência em downstream processing de proteínas e biomoléculas, fermentação, enzimologia aplicada, inventário de resíduos agrícolas, processos de conversao de biomasas para bioenergia, biocombustíveis e produtos químicos. Orienta mestrandos, doutorandos, pós-docs e alunos de Iniciação científica em temas relacionados à bioengenharia, biorrefinaria, inventário para quantificação de residuos agrícolas, biocombustíveis e bioenergia, bem como em projetos com microalgas fotossintéticas e heterotróficas. Coordena projetos de pesquisa em colaboração com Universidades nacionais e estrangeiras e empresas nacionais. Coordenou um grande projeto de pesquisa em colaboraçao com as Universidades de Bath, Imperial College London e Aberystwyth Unversity, financiado pela BBRSC e Fapesp. Colabora com a Technical University of Delft e com o CENPES da Petrobrás. É coordenadora e diretora executiva do Centro de Engenharia de Plasticultura (CEP) localizado na UNICAMP. O CEP é uma parceria entre a empresa Braskem e a FAPESP com participação da USP, UNESP, UFSCAR e Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo que está organizado em 10 áreas temáticas principais em colaboração estreita com os produtores agrícolas: a) Silvicultura, b) Cana de açúcar, c) Grãos (Soja e Milho),d) Citrus, e) Banana, f) Aquicultura, g) Café, h) Cultivo protegido (hortaliças e frutas), i) Alimentos Orgânicos para a coletividade; todos permeado por 3 importantes tópicos transversais: i) economia circular e logística reversa, análise técnico-econômica e de impactos. Modificações disruptivas no setor de plásticos para agricultura também é um eixo temático do CEP. Cooordena outros projetos junto ao Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) e junto à Engenharia Química da Unicamp aonde foi Diretora no período entre 2013 a 2017 .

Membros Titulares

ONDE ESTAMOS

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.

Entre em contato
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 Rua Cora Coralina, 330, (Campus Unicamp)
Campinas, SP, Brasil, CEP: 13083-896