Executor: NIPE / UNICAMP / FUNCAMP
Agência Financiadora: CPFL
Objetivos do Projeto
Contribuir por meio de pesquisa comparativa e de simulações de estruturas de gestão e respectivos custos, para o desenvolvimento de padrões de referência por região.
A partir de uma cuidadosa pesquisa bibliográfica de estudos nacionais e internacionais, pretende-se reunir elementos que evidenciem a viabilidade e vantagens derivadas da utilização da metodologia da empresa de rederência e da consolidação de sua aplicação como ferramenta de gestão regulatória, tomando como base os conceitos de regulação por comparação de desempenhos e a própria empresa real. A utilização pela concessionária dessa ferramenta, direcionará as suas decisões na direção apresentada pelo órgão regulador, função dos parâmetros adotados para a empresa de referência.
Um outro objetivo é contribuir para a construção de possíveis indicadores ("testados" na empresa de referência) de desempenho (relativo) de gestão de relacionamento com clientes. Pretende-se identificar e difundir novas práticas de gestão que representam aperfeiçoamentos para o setor, de forma a beneficiar as empresas e os consumidores, via a melhoria dos serviços.