Mecanismos para Estratégias de Incentivo às Energias Renováveis em Mato Grosso

A região Centro Oeste e em especial, o estado de Mato Grosso possui elevado potencial para o aproveitamento energético de fontes renováveis como a biomassa e solar, que se sobrepõe as demais regiões do país devido às suas condições climáticas e posição geográfica. O interesse pela exploração desses recursos na região é notado através da grande quantidade de empreendimentos voltados para essa atividade que se encontra em operação, construção e outorgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Este projeto pretende analisar as futuras possibilidades de se autodesenvolver através de uma grande oportunidade, e talvez única, que se encontra na exploração dos potenciais de energias renováveis para geração de energia elétrica com fontes renováveis. Neste sentido, o objetivo deste projeto é o estudo comparativo das fontes de energia existentes, oferta de energia, e da capacidade de adição por fontes renováveis no Sistema Energético de Mato Grosso, bem como a avaliação da competitividade entre as fontes convencionais e as renováveis. 

Para tanto, serão realizadas análises pormenorizadas das variáveis que impactam a produção de energia elétrica gerada por fontes renováveis, tendo em vista a construção de mecanismos que motivem e apoiem incentivos fiscais e subsídios no fomento à implementação de projetos de energia renovável em Mato Grosso, baseados em políticas públicas e seus efeitos sobre os ambientes econômico, ambiental e de mercado.

Parceiro: UFMT

Responsáveis: Mauro Donizeti Berni e Paulo César Souza Manduca

Responsável administrativo: Paulo Pinheiro

Vigência: de 20/05/2020 a 19/05/2025