Linhas de Pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE)
Prestamos serviços de assessoria e consultoria, desenvolvemos projetos de PD&I e contribuímos para a formação e capacitação de recursos humanos. Nosso trabalho se baliza em 5 linhas de pesquisa interdisciplinares, que se integram e se complementam para promover a produção cientifica e tecnológica baseada no desenvolvimento sustentável.
1. Planejamento de Sistemas Energéticos
Análise da Demanda e do Suprimento de Energia. Planejamento Energético nacional, regional e setorial. Economia da Energia. Modelagem matemática estática e dinâmica de sistemas de energia elétrica para estudos dedicados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Controle de sistemas de geração de energia elétrica. Otimização de Sistemas Energéticos. Métodos de Projeção da demanda e da produção de energéticos. Geração Distribuída, Descentralizada e Isolada. Simulações para biorrefinarias. Georreferenciamento.
2. Política Energética e Regulação
Regulação dos setores de produção de energia. Relações entre o setor energético e demais setores e instituições. Políticas macroeconômicas e o setor energético, políticas específicas e o planejamento do setor. Planejamento integrado de recursos. Políticas aplicadas à produção e uso de energia. Políticas de Investimentos, Preços e Tarifas no setor energético. A organização institucional do setor energético. Políticas de incentivos à disseminação do uso das fontes alternativas e renováveis.
3. Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Avaliação de ciclo de vida nas cadeias de processos produtivos energo-intensivos e de produção de energia. Análise de investimentos nos sistemas de produção de energia enfatizando os aspectos técnico, econômico, social, ambiental, sanitário, da saúde, riscos técnicos e acidentes. Avaliação de impactos ambientais e sociais, com uso de metodologias apropriadas, decorrentes da implantação de sistemas de produção de energia.
4. Tecnologia de Sistemas Energéticos
Eficiência Energética através do uso racional e da conservação de energia com substituição de energéticos. Avaliação da eficiência de processos através da proposição de indicadores de eficiência e benchmarking. Retrofit. Desenvolvimento tecnológico e avaliação de desempenho de protótipos associados às fontes de produção de energia. Políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico dos vários sistemas energéticos e implicações socioeconômicas. Prospecção e levantamento de potencial de produção de energia, Desenvolvimento tecnológico apropriado.
5. Bioenergia
Estudo sobre a utilização de resíduos urbanos, agroflorestais, agroindustriais e agropecuários para produção de bioenergia. Planejamento e estudo de biorrefinarias para obtenção de biocombustíveis, energia elétrica, produtos químicos e biomateriais. Avaliação econômica, social e ambiental do projeto relacionado à bioenergia, visando atingir e otimizar a sustentabilidade do mesmo.