O projeto está assentado na intersecção de cinco (5) linhas temáticas interdisciplinares, se inserindo dentre os principais debates contemporâneos quanto à aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): água, energia, gênero, cidade e saneamento.
O foco do projeto são as comunidades periféricas de grandes centros urbanos desassistidas do mínimo necessário para a dignidade humana – vulnerabilidade social. Para tanto, são definidos conceitos chaves que nortearão as ações a serem desenvolvidas dentro das linhas temáticas propostas, a saber:
i) água,
ii) energia,
iii) equidade de gênero,
iv) urbanização e
v) saneamento.
Estas ações são atinentes às preocupações globais envolvendo populações vivendo na pobreza, atendendo aos ODS. Desta forma, a partir de um trabalho de pesquisa e atuação específico com a Comunidade da Capadócia (Campinas), contemplar-se-á o desenvolvimento sustentável desta comunidade com soluções socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas.
Neste contexto, busca-se a construção de trocas mais simétricas entre a comunidade envolvida na pesquisa, agentes, lideranças e os conhecimentos científicos-acadêmicos multi- e interdisciplinares de pesquisadores da UNICAMP – NIPE, NUDECRI e PAGU. Neste contexto, busca-se a construção conjunta entre a comunidade e a universidade de um de modo de viver na periferia centrado no tripé da sustentabilidade, a partir da transformação das vulnerabilidades sociais em oportunidades socioeconômicas e ambientais com base na pesquisa e conhecimentos científicos-acadêmicos multi e interdisciplinares de pesquisadores da UNICAMP (NIPE, NUDECRI e PAGU).
Responsáveis: Bruna de Souza Moraes
Responsável Administrativo: Magali Maróstica e Paulo Pinheiro
Vigência: 06/06/2023 a 30/09/2024