Projeto Piloto 2024 do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública – CePIL: “Proposta de iniciativa para desenvolvimento de atividades do Centro com apoio da Desenvolve SP para a criação do Escritório de Projetos”

Esta iniciativa busca estabelecer um Escritório de Projetos (PMO) para estruturar e implementar a metodologia do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL) em um município piloto (a ser selecionado, conforme critérios acordados entre SEMIL/DESENVOLVE SP e CePIL) no estado de São Paulo.
Nesta fase inicial, o Escritório de Projetos irá validar a metodologia para que o CePIL preste serviços a pequenos e médios municípios que não possuem estrutura e conhecimento para executar projetos de iluminação com qualidade e eficiência energética, além de enfrentar dificuldades no acesso a financiamento. O Centro atuará na prestação de serviços e no treinamento de profissionais com foco na inteligência de dados relacionada à iluminação pública.
O escritório de projetos tem como finalidade executar um dos seis eixos propostos (Prestação de Serviços: projetos, especificações técnicas) e construir a metodologia para a sua iteração e execução dos outros cinco
.Além de sua importância para a coleta e análise de dados de diversas naturezas, e possibilidade de monitoramento de indicadores e execução de políticas, ao atuar nos eixos de treinamento e assistência jurídica e regulatório e de financiamento, o Escritório promoverá autonomia e segurança para que os munícipios atendidos continuem a trabalhar na qualidade do serviço de iluminação pública, assim como no zelo pela sua eficiência orçamentária.
O tratamento dessa informação possibilitará o monitoramento e manutenção em tempo real dos sistemas. Isso facilita a tomada de decisões não só em relação à qualidade do serviço para o cidadão, mas também naquilo que se refere à iluminação pública eficiente, reduzindo o seu consumo e custos de operação e sua manutenção e também seu planejamento futuro, incluindo outras atividades crescentes de uma cidade moderna. Além disso, o Centro armazenará dados sobre investimentos, custos operacionais e manutenção, promovendo estudos comparativos e índices de desempenho para auxiliar na melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade local. Entende-se que, à medida em que se verificam demandas, será possível subsidiar planos de modernização de serviços, a constituírem o Plano Diretor Municipal e outros instrumentos para a gestão da municipalidade. Imagina-se, portanto, que este Centro seja proficiente em Big Data e conectado à perspectiva de oferecer serviços para cidades inteligentes e suporte para políticas públicas municipais.
Os ciclos de aprendizagem acerca da gestão pública de energia em Iluminação Pública, que também envolve os prestadores de serviços e companhias de eletricidade, são essenciais para que se formem redes de partes interessadas capazes de difundir estes processos de otimização da IP. Vale lembrar que está em vigor um conjunto de novas normas que estimulam a gestão energética (família ABNT NBR ISO 50.001) em várias instâncias, podendo levar à certificação destas instâncias para uma correta comunicação das iniciativas. Esta é a essência para que as inovações envolvidas no processo sejam, de fato, incorporadas às rotinas técnicas das empresas e aos processos administrativos do Estado.
A cada etapa do projeto, os parceiros serão acionados para alinhar as contribuições em rede com a contribuição da expertise de cada um deles para o desenvolvimento da metodologia e execução das atividades propostas no plano de trabalho.

Parceiro/Financiador: Desenvolve SP

Responsáveis: Paulo Pinheiro e Dra. Sônia Regina da Cal Seixas

VIgência: 20/12/2024 a 19/06/2025

Recursos Financeiros administrados pela Funcamp, código de convênio 6247.
Dashboard Financeira Projeto Piloto 2024

.

Notícias Relacionadas