Área de Prestação de Serviços

Área destinada ao atendimento da crescente demanda de pesquisas, projetos de pequena monta e assessorias relacionadas na área interdisciplinar de planejamento energético, ampliando, assim, a parceria do NIPE com demais instituições públicas, privadas, empresas, organizações não governamentais e demais interessados.

Áreas de atuação:

• Planejamento Energético;
  • Regulação e Tarifas;
  • Mercado de Energéticos (suprimento e demanda);
  • Sistemas Hidrotérmicos de Potência;
  • Setor Elétrico;
  • Setores de Petróleo e de Gás Natural;
  • Setores Sucroalcooleiro, de Papel e Celulose e Siderúrgico;
  • Tecnologias de Sistemas Energéticos;
  • Programas de Conservação e Substituição de Energéticos;
  • Transporte;
  • Venda de Livros;
  • Difusão Científica.

Seção Administrativa para Prestação de Serviços

Paulo Pinheiro

E-mail: pcpinhei@unicamp.br

Rosângela Pedroz

E-mail: ropedroz@unicamp.br

Procedimentos para o Cliente

Entre em contato com o pesquisador de seu interesse ou com a seção administrativa da área. Ao definir os critérios do serviço, você receberá um orçamento para aprovação, com as informações sobre prazo de execução, entregas e pagamento.

Procedimentos para o Pesquisador / Prestador de Serviço

Entre em contato com a seção administrativa para elaboração do orçamento e preparação dos documentos internos para a realização.

Características da área de Prestação de Serviços

A parceria é firmada a partir da aprovação da proposta e orçamento, para os casos em que não há necessidade de formalização de contrato ou convênio.

• Menos burocrático, com contratação ágil e simplificada;
  • Flexibilidade para pagamentos diversos;

Os recursos podem ser usados para pagamento de:

• complementação salarial a servidores ESU e CLT ativos;
  • pagamento de bolsas de graduação, mestrado e doutorado, a estudantes regularmente matriculados na Unicamp;
  • compra de materiais e serviços auxiliares diversos;

Os recursos NÃO podem ser usados para pagamento de:

• Pagamentos a pós docs, ou pesquisadores externos à unicamp, mesmo que vinculados aos Programas de Pesquisador Colaborador ou Pesquisador Visitante Convidado;
  • Pagamento de serviços de terceiros, nas atividades fim objetos desta área;

Taxas Administrativas Padronizadas: PIDS 8%, FAEPEX 3%, AIU 5%, FUNCAMP 6,5%

Responsável: Bruna de Souza Moraes e José Maria Ferreira Jardim da Silveira

Vigência contínua

Normas da Unicamp sobre a Área de Prestação de Serviços:

Resolução GR-012/2015, de 07/07/2015 – Regulamenta a implantação de áreas de prestação de serviços na Universidade (https://www.pg.unicamp.br/norma/3820/1)

Deliberação CONSU-A-056/2020, de 24/11/2020 – Dispõe sobre a abertura, encerramento e prestação de contas de áreas de prestação de serviços da Universidade (https://www.pg.unicamp.br/norma/25896/0)

Resolução GR-023/2008, de 25/07/2008 – Regulamenta a utilização de recursos para pagamentos realizados no âmbito de convênios e contratos celebrados pela Universidade Estadual de Campinas com entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, com ou sem a interveniência administrativa da FUNCAMP (https://www.pg.unicamp.br/norma/1528/1)