Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O CePIL valoriza e vê na divulgação científica uma ferramenta de grande importância para levar para a sociedade o andamento e resultados das suas pesquisas de forma objetiva e em linguagem acessível. Por isso, trás em sua equipe profissionais especializados e focados no constante aperfeiçoamento.

Hoje, Marcio Morrison, jornalista e divulgador cientifico do CePIL, realizou a abertura dos debates no grupo de trabalho Jornalismo e Midiatização no VII Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, um evento promovido entre a UFSM e a USP, com a apresentação do trabalho, publicado em coautoria com Cristiane Bergamini, “Divulgação científica em uma ambiência midiatizada: perspectivas jornalísticas na circulação e na popularização do conhecimento”.

logo seminario internacional de midiatizacao

O artigo faz uma análise sobre de que forma a popularização do conhecimento, a partir de práticas jornalísticas, aciona discursos em uma ambiência midiatizada. O objetivo é compreender de que forma a narrativa jornalística está presente na divulgação científica e de que forma discursos em circulação surgem nas redes sociais a partir da popularização do conhecimento.

seminario midiatização
Seminário Internacional de Midiatização – GT Jornalismo e Midiatização

Para Marcio Morrison, a divulgação científica é essencial para os trabalhos do CePIL. O pesquisador destaca a necessidade de compreensão da comunicação com a sociedade sobre aspectos técnicos e do cotidiano, como a iluminação pública.

A divulgação científica nos permite comunicar de forma clara e acessível com a sociedade assuntos relevantes para o nosso cotidiano. No caso do CePIL, nosso trabalho é evidenciar os projetos desenvolvidos no centro, além de valorizar o conhecimento científico e técnico e evidenciar de que forma a iluminação pública está inserida no nosso dia a dia, afirmou o pesquisador.

Confira o artigo aqui

Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias

Acesse o nosso Instagram

Acesse o nosso Linkedin


cepil
Ir para o topo