Programas de pós

PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ENERGÉTICOS (PSE) – UNICAMP

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

O NIPE dá suporte ao Programa de Pós em PSE, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), com pesquisadores credenciados ao programa para orientação de alunos de mestrado e doutorado. O curso visa a formação interdisciplinar dos seus alunos para a adequada abordagem dos problemas típicos do setor energético. Inserido na temática do desenvolvimento sustentável, a relação energia-meio ambiente é analisada em todas as etapas da cadeia energética (nas etapas de produção, conversão e utilização de energia).

UNICAMP & TU DELFT – DUAL DEGREE PHD’S IN BIOBASED ECONOMY

UNICAMP & TU DELFT - DUAL DEGREE PHD'S IN BIOBASED ECONOMY
UNICAMP & TU DELFT – DUAL DEGREE PHD’S IN BIOBASED ECONOMY

A dual degree program between TU Delft and UNICAMP?

In 2013, Delft University of Technology (The Netherlands) and Universidade Estadual de Campinas (Brazil) initiated a “Dual Degree PhD program”, as part of their extensive collaboration which has been on-going for more than a decade. This program is focussed on biobased economy, i.e. on biofuels and biochemicals. Both universities believe this program provides an excellent opportunity for students looking for international experience in addition to intensifying the academic collaboration between research groups.

DOUTORADO EM BIOENERGIA – UNICAMP, USP, UNESP

Programa Interinstitucional de Doutorado em Bioenergia

O NIPE apoia o Programa Interinstitucional de Doutorado em Bioenergia, focado na geração de conhecimento e destinado à formação de recursos humanos de excelência internacional com qualidade para docência, pesquisa e atividade profissional. O curso possui 3 linhas de pesquisa principais: “Produção de biomassa para bioenergia”, “Biorrefinaria, biocombustíveis e motores” e “Sustentabilidade socioeconômica e ambiental”.