Conheça a trajetória do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE)
O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) foi criado em dezembro de 1992 e está vinculado à Coordenadoria de Centros de Núcleos (COCEN) da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Ao longo de sua trajetória, o NIPE foi se consolidando com o apoio de docentes e pesquisadores de várias áreas da Unicamp e hoje conta com uma equipe de profissionais especializados para atuar nas áreas interdisciplinares de planejamento energético e bioenergia.
Em relação aos recursos investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o NIPE trabalha na perspectiva de obter investimentos através dos fundos setoriais das áreas de energia, petróleo e bioenergia, e dos recursos advindos das concessionárias do setor elétrico, estes previstos nos contratos de concessão junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Somam-se a estes, com igual importância, os recursos advindos de agências de fomento nacionais e internacionais, e de projetos em parceria com o setor privado.
Para o desenvolvimento das pesquisas científicas, tecnológicas e aplicadas, o NIPE conta com o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia e a Planta Piloto para Bioenergia (PPBioen), ambos vinculados ao núcleo, além de ter o apoio do Laboratório de Meio Ambiente e Saneamento (LMAS) da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. O NIPE também dá suporte aos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Bioenergia (Unicamp/USP/Unesp).
Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas interdisciplinares em Planejamento Energético e Bioenergia na Unicamp, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros excelência em PD&I nestas áreas de conhecimento no país.
17 OBJETIVOS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO
Alinhados aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, acreditamos na PD&I como energia transformadora para um mundo melhor!
Nossa Trajetória
O Núcleo de Energia (NUCLENER) foi criado pela Portaria GR 271/84 em 26 de dezembro de 1984 como um dos núcleos interdisciplinares da Unicamp. Uma de suas atividades mais relevantes foi a elaboração, ao longo de 1985, do Dossiê de Energia na Unicamp, com um levantamento dos vários grupos da Universidade que estavam trabalhando nessa área, as pesquisas em andamento e uma listagem das produções desses grupos.
No ano seguinte, o NUCLENER propôs e participou da criação da Área Interdisciplinar de Planejamento de Sistemas Energéticos, implantada em março de 1987 na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), inicialmente em nível de Mestrado e, a partir de 1993, em nível de Doutorado. Atualmente, este curso é denominado Curso de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos.
No primeiro semestre de 1992, foi amadurecendo entre os pesquisadores do NUCLENER a ideia de redirecionar as atividades e os projetos do Núcleo para a área de planejamento energético. Esta, ao contrário da área tecnológica, priorizada anteriormente, apresentava-se, nesta época, mais promissora para um trabalho interdisciplinar na Unicamp.
Iniciou-se, então, um processo de redefinição e reestruturação do Núcleo que culminou, em dezembro de 1992, com a decisão de transformar o NUCLENER em Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Esta mudança institucional concluiu-se através da publicação do Regimento do NIPE no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 15 de dezembro de 1993.
A Coordenação do NUCLENER/NIPE respondeu pela Presidência da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e pela edição da Revista Brasileira de Energia entre 1992 e 1994. No final de 1996, o Núcleo publicou, com o auxílio da Editora da Unicamp, um número especial (vol.5, nº2) da Revista Brasileira de Energia sobre Reestruturação e Novos Instrumentos de Planejamento no Setor Elétrico Brasileiro.
A criação da Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN), em outubro de 1998, foi muito importante, melhorando a comunicação e agilizando o relacionamento com a reitoria da Unicamp. Aliado a isso, no final de 1998, foi estabelecido um convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Este permitiu trazer recursos para o Núcleo de modo a estabelecer uma apreciável infraestrutura de informática. Estes recursos também permitiram manter as atividades do NIPE e desenvolver pesquisas na área de regulação no setor elétrico.
No Projeto com a ANEEL, o Núcleo contou com a participação de pesquisadores de diferentes unidades da Unicamp, notadamente do Instituto de Física (IFGW), Instituto de Economia (IE) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Essa colaboração interdisciplinar trouxe importantes contribuições ao projeto e, mais tarde, ao próprio Núcleo. Como resultado deste projeto foram publicados dois livros: Regulação Energética e Meio Ambiente: Propostas para a Região Amazônica Isolada e O Controle dos Atos de Concentração nos Mercados de Energia Elétrica.
Em 2002, o projeto Produção de Bio-Óleo Combustível por Pirólise de Biomassa em Reator de Leito Fluidizado, financiado pelo Ministério de Minas e Energia e desenvolvido pelo NIPE, deu origem à Bioware, empresa de tecnologia incubada pela INCAMP da Unicamp.
Em 2015, o NIPE aprofundou sua atuação em bioenergia, ano em que foi criado o Laboratório de Pesquisa em Bioenergia, vinculado ao núcleo, com o objetivo de assegurar a liderança científica e tecnológica brasileira em Bioenergia sustentável, especialmente em etanol e outros biocombustíveis, bioeletricidade, produtos químicos e biomateriais a partir de biomassas em geral e seus resíduos. Reforçando as pesquisas nesta área, em 2020 foi criada a Planta Piloto para Bioenergia (PPBioen), com o objetivo de estimular iniciativas de pesquisa básica e aplicada que contribuam para a atratividade de projetos empresariais e industriais junto à universidade, buscando fortalecer a integração universidade-empresa.
O NIPE é hoje um elemento fundamental da estratégia de consolidação e crescimento das áreas interdisciplinares de Planejamento Energético e Bioenergia na UNICAMP, em um ambiente bastante competitivo no país.
Quer saber um pouco mais sobre nós?
Acesse nosso Regimento Interno e documentos associados.
Estrutura Organizacional
Planejamento e organização são a chave para o sucesso
O sucesso da execução da missão do NIPE está diretamente relacionado a sua efetiva organização interna. O estabelecimento de uma política consistente de bem-estar pessoal nas relações de trabalho, de clareza na definição e alocação de funções e de sustentabilidade financeira com transparência são premissas básicas que direcionam o desempenho funcional de excelência do NIPE.
Saiba mais sobre as atribuições de cada função em nosso Regimento Interno.