O Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública – CePIL atuará na coleta e análise de dados, apoio à formulação de políticas públicas, facilitação de parcerias público-privadas para implementação de projetos de IP eficientes, além de agregar valor e inovação aos serviços de IP existentes para prefeituras e negócios locais. A preocupação fundamental do centro será a inclusão de pequenos e médios municípios nesse movimento de descentralização e aceleração da transição energética, provendo uma assessoria técnica não presente nestes pequenos municípios. Ao mesmo tempo, tem-se o propósito da modernização da infraestrutura de serviços de iluminação pública de uma maneira geral visando sua crescente integração com os serviços de “cidades inteligentes”.
O Centro terá como objetivo inicial atender demandas de pequenos e médios municípios, como mencionado, que representam a maioria do consumo de eletricidade para IP no Estado de São Paulo e onde ainda se concentram os maiores potenciais econômicos em termos de eficiência energética. Estimativas indicam um potencial de redução de 39% no consumo de eletricidade em iluminação pública em todo o Estado, com uma média de 45% em municípios com menos de 500 mil habitantes e 25% em municípios com mais de 500 mil habitantes. Isso representa um impacto considerável no orçamento de prefeituras. É estimado que 3 a 5% do orçamento municipal é utilizado somente para pagamento do consumo de eletricidade nesses municípios. O potencial de economia anual estimado em iluminação pública no Estado de São Paulo é da ordem de R$348 milhões (Echevarria et al, 2023).
Se o CePISIP demonstrar que consegue economizar R$ 10 milhões ao final de 5 anos, seu impacto é uma clara contrapartida do investimento realizado pela Fapesp. O CePISIP se insere no contexto de fatores relevantes para o desenvolvimento das cidades paulistas, através da inovação de processos da administração pública, integração de tecnologias de cidades inteligentes, e novos negócios e desenvolvimento econômico. Ele considera a transição energética e a descarbonização da economia paulista em sintonia com o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo – PAC 20501.
Parceiro/Financiador: FAPESP
Contrapartidas oferecidas: Associação Brasileira de Concessionárias de Iluminação Pública – ABCIP, Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – Abilux, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Bright Cities, CLASP, Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL, Eletrobras, Faculdades de Campinas – Facamp, GHM Solution, International Energy Initiative – IEI Brasil, IPT, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Vilalba Foutoura, Vitalis Energia,
Responsável: Prof. Dr. Gilberto de Martino Jannuzzi
Parceiro/Financiador: FAPESP
Responsáveis administrativos:
VIgência: 01/07/2024 a 30/06/2029