Na última semana, a equipe de Comunicação do CePIL participou do 23º SBPJor em Ponta Grossa-PR e apresentou um artigo intitulado “Jornalismo e Divulgação Científica: pesquisa ação e popularização de conhecimento no Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL)”.

O 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo aconteceu na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com a temática “O Jornalismo diante das desigualdades e conflitos no Sul Global”. A apresentação da equipe de comunicação ocorreu na quinta feira, dia 6 de Novembro, no grupo de trabalho de Jornalismo Especializado.

Marcio Morrison Kaviski, membro da divulgação científica do centro e da comunicação do CePIL, destacou a importância de debater a popularização do conhecimento em eventos científicos.
Esses espaços, como o SBPJor, são importantes para a extensão dos nossos pensamentos dentro da Comunicação. Um evento como esse expande nossas percepções, não apenas teóricas, mas de popularização do conhecimento e da divulgação da ciência como um todo.
Marcio Morrison Kaviski
Confira o resumo do artigo:
O artigo apresentado emergiu da pergunta de pesquisa: de que forma estratégias jornalísticas podem ser utilizadas para a divulgação científica de um projeto de iluminação pública ? Metodologicamente o trabalho se baseia em uma pesquisa-ação para a criação de conteúdos jornalísticos para o Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL) a partir da visão de Perruzo (2016). Teoricamente, o artigo discute o Jornalismo Científico e a Popularização do conhecimento e discorre sobre aspectos metodológicos da pesquisa-ação. Em primeiro momento, fica claro que a pesquisa-ação é um processo metodológico em que há uma mudança na relação entre sujeito e objeto de pesquisa. Conclui-se que a divulgação científica para um projeto de iluminação pública está imersa em práticas e processos jornalísticos variados em que não há uma possibilidade restrita de popularização.
Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias

