Na manhã dessa sexta-feira, 24 de outubro, a equipe do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública se reuniu no Núcleo de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp para discutir novos passos para a implementação de um Living Lab em frente ao núcleo. O projeto, inovador na universidade, marca uma nova etapa para o CePIL.

O projeto do Living Lab tem como objetivo a criação de um ambiente colaborativo para testar e validar tecnologias de iluminação em cenários simulados. Nesse sentido, o projeto funcionará como um showroom para demonstração de tecnologias com foco em:
- Pesquisa Aplicada: Desenvolvimento de soluções IoT e IA integradas à iluminação pública, como fonte e destino de dados dos serviços de iluminação pública;
- Educação e Capacitação: Formação de gestores públicos e engenheiros especializados em tecnologia urbana;
- Colaboração Interdisciplinar: Integração de engenharia, urbanismo, sustentabilidade e economia.
O desenvolvimento do projeto de laboratório ao ar livre, pioneiro na Unicamp, beneficia pesquisadores, empresas e gestores municipais para a compreensão de cenários múltiplos sobre a iluminação eficiente.
O que é um Living Lab ?
De acordo com Mokter Hossain, Seppo Leminen , Mika Westerlund (2019) é possível compreender um Living Lab como um ambiente físico ou virtual voltado à solução de desafios sociais, em especial em contextos urbanos, que reúne diferentes partes interessadas para promover colaboração e ideação coletiva.
Os Living Labs configuram um fenômeno multidisciplinar, que abrangem diversos domínios de investigação, embora sejam frequentemente discutidos sob as perspectivas da inovação aberta e da inovação orientada pelo usuário.
Acesse o referencial teórico citado aqui.
Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias

