Na última quinta feira (16), representantes da International Energy Iniative Brasil e CLASP se reuniram com a equipe técnica do CePIL para discutirem avanços das parcerias entre os órgãos representativos. O encontro, que ocorreu no Núcleo de Planejamento Energético (NIPE) da Unicamp, reforçou a parceria do CePIL com as instituições e contribuiu para o avanço de ideias e perspectivas sobre projetos de Iluminação Pública desenvolvidos pelo centro no último ano.

A coordenadora de Inovação e Projetos Estratégicos do CePIL, Graziella Demantova, destacou que a parceria entre as instituições consolida uma aliança estratégica para a questão da energia, favorecendo um avanço na consolidação de um ecossistema de inovação e transição energética.
Graziella Demantova – Coordenadora de Inovação e Projetos Estratégicos no CePIL
A cooperação entre o CePIL, IeI-Brasil e o CLASP — instituição de referência global em políticas de eficiência energética e descarbonização — consolida uma aliança estratégica voltada à transferência de conhecimento técnico e à implementação de modelos inovadores de gestão energética. Essa sinergia amplia a capacidade do CePIL de apoiar pequenos e médios municípios do Estado de São Paulo na adoção de soluções avançadas em iluminação pública e eficiência energética, contribuindo para a consolidação de um ecossistema de inovação e transição energética sustentável.
Colin Taylor, gerente sênior da equipe de clima e responsável por liderar modelagens de impactos e mecanismos financeiros para dar suporte à transformação do mercado de resfriamento da CLASP, reforçou que o encontro foi importante para compreender e tornar a iluminação pública mais eficiente.
A importância é a produção de insumos de pesquisa, dados e evidência científica que possam impulsionar as mudanças das políticas públicas no Brasil, especialmente no que diz respeito a economia de energia e tecnologias mais eficientes de iluminação pública.
Colin Taylor – gerente sênior da equipe de clima da CLASP
Rodolfo Dourado Maia Gomes, diretor executivo da International Energy Inaciative Brasil, fortaleceu o papel do CePIL como central na discussão da Iluminação Pública. O diretor destaca, ainda, a importância da interdisciplinaridade do centro e do seu papel social.
O CePIL traz em sua essência a possibilidade de tratar a iluminação pública como um bem público a serviço do interesse público, dos consumidores e cidadãos. E nasceu para fazer isso sob uma perspectiva interdisciplinar, socialmente e tecnologicamente inovadora e compromissada com uma gestão pública capaz de garantir a realização dos múltiplos benefícios públicos do serviço de iluminação pública.
Rodolfo Dourado Maia Gomes – Diretor Executivo IeI-Brasil
O encontro com o Internacional Energy Iniciative Brasil e CLASP reforça o papel de pesquisa, desenvolvimento e inovação proposto pelo Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL).
Saiba mais sobre os parceiros:
a)Internacional Energy Iniciative – IeI
O International Energy Initiative (IEI) é uma organização internacional, não governamental, independente e sem fins lucrativos que tem como objetivo iniciar, fortalecer e avançar a energia para o desenvolvimento sustentável que equilibre eficiência econômica com equidade social e sustentabilidade ambiental.
A CLASP é uma organização global sem fins lucrativos com escritórios no Brasil, Europa, Índia, Indonésia, Quênia e Estados Unidos. Com abordagens financeiras inovadoras e pesquisas pioneiras, a CLASP trabalha com governos, líderes da indústria e outros especialistas para melhorar a eficiência dos eletrodomésticos para as pessoas e o planeta, concentrando nos eletrodomésticos e equipamentos mais críticos para reduzir as emissões e melhorar vidas.
Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias
