Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na última sexta feira, dia 30 de agosto, o Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL) participou na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) da entrega do projeto piloto de iluminação pública desenvolvido na cidade de Miracatu-SP.

O encontro contou com a presença da Secretária Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e da Subsecretária Marisa Barros. Além das autoridades, marcaram presença no evento o prefeito de Miracatu_SP, Vinicius Brandão de Queiróz, o presidente da Desenvolve São Paulo, Ricardo Brito, o superintendente de sustentabilidade e impacto da Desenvolve São Paulo, Stefano Gatti, o diretor do Senai, Antônio Carlos Pontieri, Fabio Costa, Relações Institucionais da Neoenergia e, como representantes do CePIL, o coordenador do centro, professor Doutor Gilberto Jannuzzi, a coordenadora de inovação e projetos estratégicos, Graziella Demantova e o pesquisador e avaliador de tecnologias e serviços, Oswaldo Sanchez Júnior.

Reunião CePIL entrega

O coordenador do CePIL, Gilberto Jannuzzi, destacou a importância de se constituir parcerias durante a realização do primeiro projeto realizado pelo Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública. De acordo com Jannuzzi, o fortalecimento dessas cooperações geram novas possibilidades de trabalhos em outras escalas.

O projeto de Miracatu foi nosso primeiro projeto do centro, foi bastante importante começar desenvolver ele na prática. Queria agradecer a Desenvolve São Paulo, por ter confiado na gente e nos dado essa ajuda. A gente pôde fazer esse trabalho em um curto espaço de tempo, agradecer também ao Senai pela parceria e pelo treinamento dos servidores em Miracatu. Essa é a nossa ideia, que a gente faça essas parcerias para futuramente a gente possa escalar e trabalhar em outras cidades”.

Gilberto Jannuzzi
Natalia Resende e VInicius

O prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão Queiroz, ressaltou a importância da agilidade do projeto desenvolvido pelo CePIL e a qualidade entregue no resultado final. O prefeito ainda agradeceu a presença dos servidores que participaram do processo de capacitação realizado na parceria entre Senai e CePIL.

Queria agradecer a secretária Natália e toda a equipe do CePIL que realizou esse projeto maravilhoso e rápido. A gente consegue ver a qualidade do projeto e ele foi feito em tão pouco tempo. Gostaria de agradecer, também, a minha equipe de Miracatu-SP que participou da capacitação e está presente aqui hoje. 

Vinícius Brandão Queiroz

O projeto desenvolvido em Miracatu-SP contou com uma série de produtos entregues que irão auxiliar a cidade na modernização da iluminação pública do município. Durante o processo, foram realizados, um diagnóstico da situação da iluminação da cidade, assistência jurídica, pesquisa de opinião pública com os moradores, capacitação do servidores públicos, a criação de um banco de dados integrado com indicadores sobre a iluminação pública do município, entre outros. Ainda, de acordo com o projeto, a implementação do novo sistema de iluminação poderá trazer uma redução aproximada de 44% no consumo de energia elétrica da cidade.

A secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Natália Resende, destacou a importância do estudo realizado na cidade para a expansão de políticas públicas de qualidade. Para a secretária, o Estado de São Paulo se torna, ainda mais, uma referência na produção de conhecimento científico.

Eu acho que essas parcerias que a gente tem, seja com a FAPESP ou com a Unicamp, elas fazem toda a diferença para as políticas públicas. Então a gente acredita muito em dados, ciência e inovação aqui e a gente só tem políticas de qualidade porque consegue caminhar junto com vocês e queremos expandir e ser ainda mais referência. No estado de São Paulo temos o privilégio de ter essas mentes brilhantes

Natália Resende

O projeto piloto de Miracatu-SP, que contou com o aporte financeiro de R$ 348,5 mil feito pela Desenvolve São Paulo, tinha como objetivo aprimorar o serviço de iluminação pública, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável, segurança pública e qualidade de vida dos moradores. O presidente da Desenvolve São Paulo, Ricardo Brito, afirmou que há uma boa oportunidade para o desenvolvimento do projeto na cidade, fruto de uma parceria realizada em várias frentes.

Quando a gente junta uma secretaria como a de Meia Ambiente, Infraestrutura e Logística, uma prefeitura visionária como a do prefeito Vinicius Brandão de Queiróz, a Neoenergia e o CePIL, juntos somos mais fortes. Temos aqui uma boa oportunidade e um projeto muito legal.

Ricardo Brito

Também da Desenvolve São Paulo, o superintendente de sustentabilidade e impacto, Stefano Gatti, destacou as várias frentes realizadas durante o processo e enalteceu a parceria com o CePIL, Semil, IPT e Senai.

Queria parabenizar toda a equipe do CePIL também, agradecer a Subsecretária de Energia e Mineração na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, Marisa Maia de Barros, o IPT e também o Senai que fez um treinamento super bacana. Temos diagnostico, projeto básico e servidores treinados para entender que modernizar a iluminação pública é muito mais do que trocar uma lâmpada. Foi um prazer participar desse processo.

Stefano Gatti

A entrega do projeto piloto de Miracatu, que foi desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2025, reforça a iniciativa do CePIL de acelerar a modernização e a eficiência energética dos sistemas de iluminação pública no estado de São Paulo, com foco em pequenos e médios municípios.

Saiba Mais sobre o projeto piloto de Miracatu

Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias

Acesse o nosso Instagram

Acesse o nosso Linkedin


Logo CEPIL Positiva Vertical fundo transparente

Ir para o topo