Conteúdo principal Menu principal Rodapé
CePIL Destaques CePIL

Miracatu inicia projeto piloto de inovação em iluminação pública

Miracatu, município localizado no Vale do Ribeira, região ao sul do estado de São Paulo, recebeu, sexta-feira, 14 de fevereiro, na Câmara Municipal, pesquisadores da Unicamp, representantes dos governos estadual e municipal e empresas parceiras, para apresentação de um projeto piloto inédito de inovação em iluminação pública.

apresentação cepil 21x9

Miracatu, município localizado no Vale do Ribeira, região ao sul do estado de São Paulo, recebeu, sexta-feira, 14 de fevereiro, na Câmara Municipal, pesquisadores da Unicamp, representantes dos governos estadual e municipal e empresas parceiras, para apresentação de um projeto piloto inédito de inovação em iluminação pública.

“Este evento marca efetivamente o início do projeto. Este será um grande aprendizado para nós, pesquisadores, e todos os parceiros envolvidos, e ter Miracatu como o primeiro município paulista a receber este projeto servirá como uma vitrine e um grande exemplo de inovação em iluminação pública para as demais cidades do Estado de São Paulo”, esclarece o Coordenador do projeto, Professor Gilberto Jannuzzi, da Unicamp.

Desenvolvido pelo Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública (CePIL) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo, a Desenvolve SP, o projeto tem como objetivo aprimorar o serviço de iluminação pública, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável, segurança pública e qualidade de vida dos moradores.

Natália Resende, Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo - Semil
Natália Resende, Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – Semil

“É importante falar o que representa esse projeto que viemos anunciar aqui hoje. Representa sustentabilidade, segurança para as pessoas, olhar de uma forma com que a gente tenha cidades cada vez mais preparadas, mais resilientes, com menos emissões de gases de efeito estufa. Isso, de fato, é uma concretude do nosso plano de adaptação em relação às mudanças climáticas e de termos cada vez mais essa interação entre a academia e poder público”. (Natália Resende, Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo – Semil).

Entre os benefícios com a implementação do projeto estão a redução de custos operacionais no fornecimento de energia, geração de empregos diretos e indiretos,  modernização do sistema de iluminação pública com impacto positivo sobre o comércio e serviços locais, aumento da segurança pública e redução de crimes em vias bem iluminadas, redução de emissões dos gases de efeito estufa e proteção ambiental, através da minimização da poluição luminosa, protegendo ecossistemas locais e promovendo a sustentabilidade.

O prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiróz, destacou a importância de Miracatu receber o projeto: “Miracatu está sendo um projeto piloto, um projeto de inovação da iluminação, tivemos diversos doutores aqui do CePIL e precisamos falar da alegria de Miracatu estar recebendo esse projeto que vai sair para o Brasil inteiro”.

Com um aporte de R$ 348,5 mil feito pela Desenvolve São Paulo, Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, ao final de seis meses, Miracatu vai receber um projeto técnico contendo um diagnóstico da sua iluminação pública atual, recomendações de tecnologias, assessoria jurídica e capacitação dos seus gestores para a solicitação de financiamento, possibilitando, assim, a sua efetiva implementação.  Para a elaboração desse diagnóstico e levantamento de dados, a população também terá participação direta, através de entrevistas e pesquisas feitas pelos especialistas do Centro de Pesquisa.

“É um projeto que fala muito mais do que iluminação pública, traz eficiência energética, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com geração de emprego e melhoria na segurança pública. Todos os cidadãos de Miracatu vão poder se orgulhar no futuro por serem referência para outras cidades”, destaca Felipe Vieira Alves, Coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Presidente da Desenvolve São Paulo, Ricardo Brito
Presidente da Desenvolve São Paulo, Ricardo Brito

O Presidente da Desenvolve São Paulo, Ricardo Brito, também esteve presente no evento e falou da importância do financiamento e auxílio de projetos como este para os municípios do Estado: “A gente olha para esse projeto e para Miracatu como um exemplo para o Estado de São Paulo. Nós, da Desenvolve SP, temos como propósito financiar pequenos municípios para que eles se desenvolvam e proporcionem uma vida melhor para o cidadão. Com esse projeto a gente pretende viabilizar o projeto para pequenos municípios, com a dificuldade que o pequeno município tem de estruturar um projeto. Dessa parceria nós vamos ter o escritório de projetos que vai trazer para Miracatu um projeto de fronteira com resultados muito bons para o município”. 

Miracatu, além de demonstrar interesse na modernização e inovação de seus serviços de iluminação pública, foi escolhida como a cidade piloto para implementar uma das iniciativas do CePIL, especificamente o Escritório de Projetos, por possuir características semelhantes a muitos pequenos municípios do Estado, o que permitirá testar tecnologias e metodologias para a implantação de sistemas eficientes de gestão de serviços públicos de iluminação. Isso ajudará também a escalar esse projeto para outros municípios.

De acordo com o Coordenador do projeto, Professor Gilberto Jannuzzi, com esse projeto, a iluminação pública pode ser otimizada para melhorar a eficiência energética, a segurança pública e trânsito, e a qualidade de vida dos cidadãos, como a facilitação de espaços de lazer e entretenimento, além de possibilitar a criação de novos negócios, gerando, assim, receitas para o município, empregos e promovendo a sustentabilidade da região, conclui o Professor.


Conheça mais sobre os envolvidos no projeto:

Logo CEPIL Positiva Vertical fundo transparente

O Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública – CePIL: Eficiência da gestão e desempenho da iluminação pública em pequenos e médios municípios paulistas no contexto da transição energética é um Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) sediado na Unicamp, financiado pela Fapesp e realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Se insere no contexto de fatores relevantes para o desenvolvimento das cidades paulistas, através de inovação de processos, integração de tecnologias e novos negócios, considerando os planos e iniciativas de transição energética e descarbonização da economia paulista. O Centro também busca desenvolver agendas de políticas públicas, incluindo a contínua capacitação dos agentes públicos municipais e recomendações aos stakeholders para impulsionar a adoção de tecnologias sustentáveis na iluminação pública. Todo esse esforço se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

logo semil

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL foi criada pelo Decreto nº 67.435, de 1º de janeiro de 2023, permitindo a integração de ações de planejamento, bem como a execução das políticas públicas estaduais relacionadas ao meio ambiente, aos recursos hídricos e expansão e melhoria do saneamento básico, à produção de energia e a realização da mineração sustentável e a qualidade da prestação de serviços logísticos e das rodovias estaduais.

logo Desenvolve

A Desenvolve SP é uma agência de fomento do governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Tem como missão democratizar o acesso ao crédito, comprometida com a geração de emprego, renda e desenvolvimento.


Ir para o topo