Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Oportunidade TT-5

.

Confira os valores da bolsa no site da Fapesp https://fapesp.br/valores/bolsasnopais
Mais sobre os níveis de bolsa em https://fapesp.br/3098/niveis-de-bolsas-tt

Interessados enviar CV para cepil@nipe.unicamp.br

.

1. O projeto CePIL

O CePIL visa a modernização dos sistemas de iluminação pública dos municípios do Estado de São Paulo. O fenômeno da inovação, derivada da difusão tecnológica de sistemas de iluminação pública de baixo Carbono demanda capacitação e treinamento dos agentes públicos, além da criação de novos negócios capazes de dinamizar as cadeias de fornecedores de serviços e a indústria.
Neste contexto, a inovação se mostra como um pilar fundamental da modernização energética, para o que o projeto deve providenciar estudos de prospecção tecnológica e de inovação organizacional.
O objetivo do trabalho para a bolsa TT5 é elaborar, aplicar e analisar consultas à especialistas e stakeholders relevantes para o desenvolvimento de novos negócios ligados à infraestrutura da iluminação pública de pequenas e médias cidades. O campo do conhecimento, neste caso, é o da chamada prospecção tecnológica. O escopo metodológico está inserido no amplo campo dos métodos de apoio à decisão. Instrumentos como o Technological Roadmaps, o Technological Readiness Level e MétodoDelphi serão utilizados pelo bolsista para alcançar os objetivos citados.

.

2. Perfil do Candidato

A bolsa TT5 apresenta alto nível de demanda por pesquisa interdisciplinar.
O candidato necessitará de capacidades técnicas e operacionais, com experiência em aplicação e análise de métodos quantitativos de apoio à decisão, além de conhecimentos e capacidade de análise de políticas, dinâmica de inovação e novos negócios. Deve ter doutorado em áreas multidisciplinares, podendo também ser em Administração, Economia, Engenharia ou Ciências Sociais. As competências nucleares exigidas envolvem a elaboração, aplicação e análise de consensos de um grupo de especialistas e da sociedade em geral acerca do processo de difusão tecnológica e das políticas públicas de inovação em iluminação pública. As metodologias de apoio à decisão serão encaminhadas por meio de uma série de questionários intensivos intercalados, com feedback de opinião controlada.
Este processo, que é o produto esperado do trabalho em tela, representa a construção de cenários de futuro, realizado coletivamente e democraticamente, a partir de consultas aos agentes relevantes. Como resultado, além de um futuro mais próximo ao necessário e desejável pelos diferentes interessados e especialistas, é possível contribuir de forma contundente para um aprendizado coletivo e implementar melhores práticas na administração pública, além de possibilitar desenvolvimento de inovações mais alinhadas às demandas, necessidades e prioridades coletivas.

.

3. Informações Adicionais

Segundo a Fapesp: “bolsas TT5 são endereçadas a profissionais com formação altamente especializada, para desenvolver atividades técnicas complexas (p. ex.: atividades de TI, tais como desenvolvimento de software, integração de sistemas de software, modelagem e implementação de bancos de dados complexos (que é o caso desta chamada), projeto e implementação de sistemas embarcados e microcontrolados, apoio a operações/processos de alta complexidade, apoio na utilização de equipamentos de alta complexidade, apoio no uso de software científico, apoio em análises estatísticas etc.) junto ao projeto de pesquisa.”

.

Ir para o topo