Bioenergia e Bioprodutos e a Transição para a Economia Circular.
A economia circular desempenha um papel essencial na reinserção de materiais em uma cadeia produtiva e é uma forma de apoio para alcançar o crescimento econômico e mudar a economia linear baseada em recursos fósseis.
A reutilização de subprodutos de processos industriais convencionais como matéria-prima em rotas tecnológicas inovadoras leva a uma nova abordagem para o desenvolvimento de biorrefinarias na economia circular.
Um sistema integrado com foco em “Zero Resíduos” pode ser explorado através de processo sequencial com digestão anaeróbica, visando a transição para economia circular.
A implementação da tecnologia de digestão anaeróbica pode ser uma estratégia para o gerenciamento de subprodutos e a recuperação de biogás e digestato. O biogás produzido pode ser atualizado para biometano, eletricidade e energia térmica. O uso do biogás pode ser uma alternativa à produção descentralizada de energia elétrica, apoiando a diversificação dos recursos energéticos. A energia térmica também pode ser usada pelas indústrias. Pode evitar o uso de gás natural baseado em combustível fóssil, o que é uma perspectiva ambiental para diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
Portanto, o desenvolvimento de um novo sistema de gestão baseado na digestão anaeróbica pode ser um modelo sustentável para contribuir com o desenvolvimento do setor agrícola e alimentar, diminuindo os resíduos gerados e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, produzindo recursos renováveis e produtos comercializáveis, atingindo as metas da economia circular.